CPVC Santo Agostinho

Quem somos

CPVC'S

Os cursos pré-vestibulares comunitários (CPVC) são organizações paraescolares que tem como objetivo permitir o acesso ao ensino superior às pessoas de baixa renda, bem como a formação crítica, política e cidadã dessas pessoas tradicionalmente excluídas (negros, moradores de bairros populares, oriundos do ensino público).

SANTO AGOSTINHO

Em seu 17° ano de atividade, o CPVC Santo Agostinho, muito mais do que possibilitar a seus alunos o ingresso na universidade, tem por objetivo proporcionar aos moradores, jovens e adultos, de Ricardo de Albuquerque e bairros próximos a permanência no ensino superior, para que, ao alterarem sua própria realidade de vida, possam alterar também a realidade de sua família e sua comunidade.

HISTÓRIAS DE SUCESSO

Por nossas cadeiras já passaram mais de 500 alunos, dos quais cerca de 100 foram aprovados nos processos seletivos de diversas universidades públicas e privadas do Rio de Janeiro. Alguns de nossos ex-alunos já são mestres e doutores em suas áreas de atuação.

PROCESSO SELETIVO

Anualmente são oferecidas 25 vagas. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas durante o mês de janeiro. O processo é composto por 3 etapas eliminatórias:

  1. Análise socioecônomica;

  2. Prova de conhecimentos específicos;

  3. Entrevista com os candidatos.

Edital do Processo Seletivo 2017


Com autorização do Administrador paroquial vigente, Padre Bruno Vianna Citelli, a coordenadora pedagógica do Curso Pré-vestibular Comunitário Santo Agostinho, Professora Célia Serejo Borges da Silva torna público o Edital do Processo Seletivo para o provimento de vagas no ano letivo de 2017.


1.1- Todo processo seletivo será regido por este edital.

1.2- Para concorrer às vagas disponibilizadas no ano letivo de 2017, o candidato deve ter concluído o ensino médio ou estar no 3º ano do ensino médio em 2017.


2.1- Serão oferecidas 25 vagas para o ano letivo de 2017, sendo 5 destinadas prioritariamente para candidatos reingressos.


3.1- As inscrições serão realizadas na secretaria da paróquia, de 02/01/2017 à 31/01/2017, segundas, quartas, quintas e sextas, das 8h30 às 12h e das 14h30 às 19h, e aos sábados, das 8h30 às 12h.

3.2- No ato da inscrição, o candidato deverá pagar a taxa de R$ 20,00 e anexar à ficha de inscrição as fotocópias do comprovante de renda de todos os membros da família.

3.3- Os membros da família do candidato que não possuam renda comprovada em carteira de trabalho ou contracheque deverão fazer uma declaração de próprio punho explicando a sua situação financeira.

4.1- O processo seletivo será composto de 3 (três) fases:

4.2- 1ª ETAPA: Análise da Condição Socioeconômica – Nesta etapa, o candidato com a renda familiar bruta per capita superior a R$ 1.320,00 (mil trezentos e vinte reais) terá a participação indeferida no processo seletivo. Os candidatos aprovados nessa etapa estarão aptos para a 2ª etapa. RESULTADO: 03/02/2017 (sexta), através do E-mail e WhatsApp disponibilizado pelo candidato(a).

4.3- 2ª ETAPA: Prova de Conhecimentos Específicos – Nessa etapa, serão avaliados os conhecimentos mínimos de um vestibulando. A avaliação será composta das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia. Cada disciplina será composta de 5 (cinco) questões com 5 (cinco) alternativas cada, totalizando 35 questões. A prova será aplicada no dia 11/02/2017 (sábado), às 9h. O candidato deverá chegar ao local da prova com 30 minutos de antecedência, portando carteira de identidade, caneta azul ou preta, lápis e borracha. Para ser aprovado nessa etapa, o candidato deverá acertar no mínimo 18 questões. O candidato que obtiver nota zero em alguma das 7 (sete) disciplinas será eliminado do processo seletivo. Os candidatos aprovados nessa etapa estarão aptos para a 3ª etapa. RESULTADO: 15/02/2017 (quarta), através do E-mail e WhatsApp disponibilizado pelo candidato(a).

4.4- 3ª ETAPA: Entrevista – Nessa etapa, a banca examinadora avaliará aspectos essenciais para o candidato ingressar no curso pré-vestibular comunitário. Cada entrevista terá a duração de máxima de 20 (vinte) minutos e ocorrerão no dia 18/02/2017, a partir das 8h30. RESULTADO FINAL: 22/02/2017 (quarta), através do E-mail e WhatsApp disponibilizado pelo candidato(a).

4.5- Os candidatos eliminados do processo seletivo receberão restituição no valor de R$ 15,00, podendo retirar a quantia na secretaria da paróquia no dia 06/03/2017 (segunda), a partir das 8h30.

5.1- Os candidatos aprovados deverão comparecer no dia 06/03/2017 (segunda), às 18h, para efetivar a matrícula, participar da aula magna e da abertura da Semana de Debate Universitário.

5.2- Os candidatos aprovados menores de 18 (dezoito) anos deverão estar acompanhados de pelo menos um responsável legal.

5.3- No ato da matrícula, o candidato aprovado deverá apresentar uma foto 3x4 atual, fotocópia da identidade, fotocópia do CPF e fotocópia de documento comprobatório da conclusão do ensino médio ou que em 2017 estará matriculado no último ano do ensino médio.

5.4- Os candidatos que estiverem no último ano do ensino médio em 2017 e que não conseguirem apresentar a fotocópia do documento comprobatório da instituição escolar no dia da matrícula terão até o dia 31/03/2017 para entregar o mesmo à coordenação pedagógica. Caso o candidato aprovado não entregue a documentação da situação estudantil, a matrícula será cancelada.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
 
LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de texto; Figuras de Linguagem; denotação e conotação.
 
MATEMÁTICA: Teoria dos Conjuntos; Porcentagem; regra de três simples e composta; máximo divisor comum e mínimo divisor comum, Raciocínio Lógico.
 
HISTÓRIA: Brasil colônia: Período Pré-colonial, Capitanias Hereditárias; Governo geral; formação da sociedade brasileira; escravidão indígena X escravidão negra e sistema econômico colonial (cana de açúcar e ciclo do ouro).
 
GEOGRAFIA: A nova ordem mundial; formação dos blocos econômicos (MERCOSUL, NAFTA, UNIÃO EUROPÉIA e OPEP); crescimento populacional brasileiro, Países desenvolvidos e Países subdesenvolvidos e a questão agrária no Brasil.
 
QUÍMICA: O átomo (núcleo e eletrosfera, número de massa e número atômico, camadas eletrônicas); Características dos átomos e suas representações (isotopia, isobaria e isotonia), substâncias puras, misturas e combinações, separação de misturas e Classificação dos elementos químicos.
 
FÍSICA: Estudo dos movimentos; Velocidade Média; Movimento Retilíneo uniforme (MRU); Função horária da Posição; Movimento Variado (Movimento Retilíneo Variado e Movimento Retilíneo Uniformemente Variado); Estudo das forças; As causas do Movimento (Primeira e Segunda Lei de Newton).
 
BIOLOGIA: Ecologia e Ecossistemas: os níveis de organização da ecologia, os níveis tróficos na comunidade (produtores, consumidores e decompositores), cadeias e teias: as relações alimentares. Relações na Comunidade (mutualismo, comensalismo e inquilinismo, colônias, sociedades, parasitismo). Doenças provocadas por fungos, bactérias, protozoários e vírus.

BANCA EXAMINADORA
 
A banca examinadora da 3ª fase do processo seletivo 2017 será composta pelos seguintes professores:
 
Célia Serejo Borges da Silva – Mestre em Educação pela Universidade Candido Mendes, Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade São Judas Tadeu, Bacharel em Psicologia pela Universidade Gama Filho e Bacharel em Pedagogia pela Faculdade Santa Isabel.

Júlio Mendes de Assis
– Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Bacharel em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Luiz Antônio Casemiro dos Santos
– Mestre em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Especialista em Contabilidade e Auditoria pela Universidade Federal Fluminense e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.


CALENDÁRIO PREVISTO

2 à 31 de janeiro - Inscrições.

3 de fevereiro - Divulgação do resultado da etapa de análise da condição socioeconômica.

11 de fevereiro - Aplicação da prova de conhecimentos específicos.

15 de fevereiro - Resultado da prova de conhecimentos específicos.

18 de fevereiro - Entrevistas.

22 de fevereiro - Resultado final do processo seletivo.

6 de março - Restituição financeira aos eliminados do processo.

6 de março - Matrícula dos candidatos aprovados, às 18h, no Salão João Paulo II.

6 de março - Aula magna e abertura da Semana de Debate Universitário, às 19h, no Salão João Paulo II.

7 à 10 de março - Semana de Debate Universitário, às 19h, no Salão João Paulo II.

13 de março - Início das aulas, às 17h40, na Sala Santa Rita de Cássia.

COORDENAÇÃO

Célia Serejo Borges da Silva – Coordenação Pedagógica
Júlio Mendes Assis – Assistência Social
Luiz Antônio Casemiro dos Santos – Coordenação Administrativa

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