Tô ligado!

Papa Francisco: O seu papel na juventude!

O  atual sucessor de Pedro, Jorge Mario Bergoglio, que em 2013 assumiu como 266° Papa sob o nome de Francisco, é o primeiro papa latino-americano da Igreja Católica. Papa Francisco, tornou-se um ícone para a juventude, com seu jeito inovador, jovem, descontraído e a frente do seu tempo, que aos poucos vem dando novo ânimo para a Igreja.

Resultado de imagem para papa francisco celular

A primeira viagem apostólica do Papa Francisco, condiz com sua personalidade, a JMJ (Jornada Mundial da Juventude) no Rio de Janeiro, em 2013, foi essencial para o mundo conhecer o seu carisma e sua aproximação com os jovens. "A Igreja precisa de vocês (jovens), do entusiasmo, da criatividade e da alegria que lhes caracterizam" disse o Santo padre, na missa de encerramento da JMJ. 

Um dos feitos, marcantes do Papa Francisco, é a nova edição do YouCat, a famosa "bíblia jovem" que  é uma coletânea que ajuda a inspirar os jovens na palavra de Deus. Logo no prefácio, ele fala diretamente com os esses jovens leitores: "Preservem na leitura diária da Bíblia e não deixem numa mera estante". Demostrando assim, que mesmo com seu jeito inovador, também preserva as tradições da nossa Igreja. E jovem leitor do Tô ligado, uma dica para vocês, há um aplicativo grátis disponível para download, no Play Store  do YouCat, baixem lá! 

Já que citei, que nosso atual Papa é tão inovador, vocês sabiam que ele possui um Twitter (@pontitex_pt) e que já ultrapassou 40 milhões de seguidores e recentemente também entrou para o Instagram (@franciscus) já possuindo inúmeros likes. "Compartilhar impõe uma conversão e isso é desafiador", esse foi um de seus Twitters e assim, nosso Papa, nos convida a junto dele evangelizarmos até mesmo nas redes sociais, mesmo sabendo que será uma árdua luta! 

Em sua visita ao Brasil, no encontro de voluntários da JMJ, Papa Francisco nos deu uma missão: "Peço que vocês sejam revolucionários!". E como um bom líder, ele é um exemplo dessa revolução, seja no âmbito sócio-político, pois foi o principal interventor na reconciliação de Cuba com os EUA, em 2015, uma briga que já durava décadas; seja com suas viagens apostólicas, como por exemplo, a que iniciou no dia 27 de novembro em Mianmar, um país de maioria budista, com um alto índice de refugiados por conta da crise do país e que recebe pela primeira vez a visita de um papa; ou pela suas cartas, como a encíclica Laudato Si' (Louvado Seja), a primeira que um Papa fala diretamente sobre as questões do meio ambiente, uma relação desarmônica e suas consequências para a sociedade, e sua carta ao G20, encontro de líderes mundiais, na qual ele pede para tais líderes: "parem com esses massacres!". E entre outras questões, na qual o próprio faz questão de comentar, indicando os impactos para a sociedade e sendo um verdadeiro revolucionário.

Revolucionário, porém descontraído, o Papa Francisco sempre de bom humor, nos alegra com suas palavras, principalmente quando perguntou a vários jovens que estavam no Congresso da Shalom, no Brasil "Quem era o melhor: Maradona ou Pelé?" E mesmo sendo um bom Argentino, depois afirmou que Pelé era sim, o melhor. 

Sua empatia, espontaneidade e perseverança pela paz mundial são alguns dos principais pontos que marcam o pontificado do Papa Francisco.  O Vaticano, em seu site, depois de anos afirmou que o número de fiéis católicos vem aumentando, depois de um longo recuo, sendo principalmente jovens, por estarem constantemente contagiados. E o Papa nos pede apenas uma única coisa de nós jovens: "Rezem por mim" como disse em seu Twitter. Então, rezemos muito por sua vida e pelo seu pontificado, para que assim ele possa chegar ainda a mais jovens.

Fontes:  Canção Nova / Jovens de Maria